top of page

A Armadilha da Impaciência Digital: Como a Geração Scrolling Está Perdendo a Resiliência de Confiar em Deus

Quanto tempo você leva para "ligar" um computador? Seja lá quanto tempo o seu computador leva para ligar, com toda a certeza, não é maior do que aquele antigo "Pentium". Lembro-me de ter que ligar o computador do trabalho, ir fazer alguma outra tarefa e voltar quando ele já estivesse pronto. Já não lembro quanto tempo era, mas era bastante!


Mas o que é bastante?


Para mim, naquela época, uma jovem, 10 minutos era muito. Mas hoje, vejo que 1 minuto parece uma eternidade para a atual geração, que se acostumou a receber informações em consecutivos atos de "scrolling" da tela do celular, ou seja, de rolar freneticamente a tela do celular para ver o que está "rolando" por aí.


Sinceramente, como educadora, me preocupo com este "hábito", não por ele em si, mas pelo hábito mental que possa estar sendo desenvolvido. Já se fala do perfil das gerações Z (1998-2009) e Alpha (2010 até agora) e de como reagem de forma diferente das gerações anteriores.


Mas e nós, educadores? Somos diferentes das gerações citadas na Bíblia? Aprendemos a esperar com paciência no Senhor, como eles?


Na narrativa de hoje, veremos como Deus cumpre seus planos no tempo dEle e esse tempo pode ser o equivalente a toda uma vida para nós, meros mortais.


Este capítulo, que é apenas um depois do anterior, está relatando um fato que ocorreu 58 anos após Zorobabel ter concluído a obra de reconstrução do templo de Salomão. Esta é uma nova fase do plano de Deus em que, para que uma mudança no povo ocorresse, era necessário mais do que obras físicas, mas uma verdadeira limpeza na vida do povo. Aqui começa a história do ministério de Esdras. Vamos ver?


1 Depois dessas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, vivia Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,

2 filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube,

3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,

4 filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui,

5 filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho do sumo sacerdote Arão.

Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.

7 Alguns dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servidores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes.

8 Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano desse reinado.

9 No dia primeiro do primeiro mês ele saiu da Babilônia, e chegou a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês, porquanto a boa mão de seu Deus estava sobre ele.

10 Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.

11 Temos aqui uma cópia da carta que o rei Artaxerxes entregou ao sacerdote e escriba Esdras, conhecedor dos mandamentos e decretos do Senhor para Israel:

12 "Artaxerxes, rei dos reis, "Ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus: "Paz e prosperidade!

13 "Estou decretando que qualquer israelita em meu reino, inclusive sacerdotes e levitas, que desejar ir a Jerusalém com você, poderá fazê-lo.

14 Você está sendo enviado pelo rei e por seus sete conselheiros para fazer uma investigação em Judá e em Jerusalém com respeito à Lei do seu Deus, que está nas suas mãos.

15 Além disso, você levará a prata e o ouro que o rei e seus conselheiros voluntariamente ofereceram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém,

16 juntamente com toda a prata e ouro que você receber da província da Babilônia, bem como as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes para o templo do Deus deles em Jerusalém.

17 Com esse dinheiro compre novilhos, carneiros e cordeiros, como também o que for necessário para as suas ofertas de cereal e de bebida, e sacrifique-os no altar do templo do seu Deus em Jerusalém.

18 "Você e seus irmãos poderão fazer o que acharem melhor com o restante da prata e do ouro, de acordo com a vontade do seu Deus.

19 Entregue ao Deus de Jerusalém todos os utensílios que foram confiados a você para o culto no templo de seu Deus.

20 E todas as demais despesas necessárias com relação ao templo de seu Deus serão pagas pelo tesouro real.

21 "Agora eu, o rei Artaxerxes, ordeno a todos os tesoureiros do território a oeste do Eufrates que forneçam tudo o que o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus, solicitar a vocês,

22 até três toneladas e meia de prata, cem tonéis de trigo, dez barris de vinho, dez barris de azeite de oliva, e sal à vontade.

23 Tudo o que o Deus dos céus tenha prescrito, que se faça com presteza para o templo do Deus dos céus, para que a sua ira não venha contra o império do rei e dos seus descendentes.

24 Saibam também que vocês não têm autoridade para exigir impostos, tributos ou taxas de nenhum sacerdote, levita, cantor, porteiro, servidor do templo e de todos quantos trabalham neste templo de Deus.

25 "E você, Esdras, com a sabedoria que o seu Deus lhe deu, nomeie magistrados e juízes para ministrarem justiça a todo o povo do território a oeste do Eufrates, a todos os que conhecem as leis do seu Deus. E aos que não as conhecem, você deverá ensiná-las.

26 Aquele que não obedecer à lei do Deus de vocês e à lei do rei seja punido com a morte, ou com o exílio, ou com o confisco de bens ou com a prisão".

27 Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,

28 e que, por sua bondade, levou o rei, os seus conselheiros e todos os seus altos oficiais. Como a mão do Senhor meu Deus esteve sobre mim, tomei coragem e reuni alguns líderes de Israel para me acompanharem. Esdras 7:1-28


Note que Esdras veio da Babilônia, ou seja, cresceu por lá. E, mesmo assim, manteve-se íntegro e guardou e alimentou o desejo profundo de conhecer a Deus e de fazê-lo conhecido!


Note também que estamos no terceiro rei, desde o início desta jornada: Ciro - primeira ordem de reconstruir o templo em 538 a, C, Dario I - segunda ordem, com a conclusão do templo em 515 a.C e o envio de Esdras por Atarxexes por volta de 467 a.C. Cerca de 71 anos depois que Zorobabel começou a reconstrução do templo.


Provavelmente, Esdras cresceu ouvindo falar desta reconstrução. Provavelmente sonhou em fazer parte desta Grande Obra. E, com certeza, se preparou para isto, dedicando-se ao estudo da Palavra!!


Eu e você, esperaríamos tanto tempo para que chegasse, finalmente, o dia de Deus nos usar para o Seu propósito? Eu e você, estamos nos preparando para estarmos prontos para quando o Senhor quiser nos usar?

 

Salmos 27: 13-14

Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.


Mateus 25:4-7

 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.

O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.

 

Oração

Senhor eu te louvo pois o Senhor tem a história em Suas mãos!

Não me deixes olhar para as circunstâncias, que me fazem pensar de que o Senhor não está comigo e não tem um propósito em minha vida. Senhor restaura a minha fé e me ensine a esperar em Ti! Senhor, me mostre como posso me preparar para o dia em que o Senhor irá me usar na Tua Grande Obra!


 


58 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page