top of page

Descubra o Que Deus Faz Quando Você se Posiciona: O Segredo de Como Ele Move o Coração dos Reis

Qual é a real eficiência de ir para as ruas reivindicar algum direito? Eu não sei você, mas recentemente tenho visto muitas pessoas, das mais diversas religiões e posicionamento político, irem para as ruas para reivindicar os seus direitos. Alguns chegaram ao ponto de terem atitudes que lhes causaram sérias consequências.


Mas qual é a real eficiência de atos como este?


Apenas uma pergunta: Jesus faria algo assim para defender seus próprios direitos ou o direito de seus discípulos, como o de expressar publicamente a sua fé, curar e fazer milagres?


Nesta semana temos refletido a respeito da exposição bíblica do livro de Esdras e hoje, poucas horas antes do último dia do colóquio, cujo tema deveria, no bom sentido, estar "tirando o nosso sono", pergunto: Como estamos refletindo e agindo frente a tudo o que estamos aprendendo?


Na narrativa de hoje, veremos o incrível desfecho que uma triste história pode ter, quando deixamos Deus agir!


1 Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia. 

2 E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim: 

3 No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados; 

4 Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei. 

5 Além disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor transportou do templo que estava em Jerusalém, e levou para babilônia, serão restituídos, para que voltem ao seu lugar, ao templo que está em Jerusalém, e serão postos na casa de Deus. 

6 Agora, pois, Tatenai, governador dalém do rio, Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém do rio, apartai-vos dali. 

7 Deixai que se faça a obra desta casa de Deus; que o governador dos judeus e os seus anciãos reedifiquem esta casa de Deus no seu lugar. 

8 Também por mim se decreta o que haveis de fazer com os anciãos dos judeus, para a reedificação desta casa de Deus, a saber: que da fazenda do rei, dos tributos dalém do rio se pague prontamente a despesa a estes homens, para que não interrompam a obra. 

9 E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta. 

10 Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos céus, e orem pela vida do rei e de seus filhos. 

11 Também por mim se decreta que todo o homem que mudar este decreto, se arrancará um madeiro da sua casa, e, levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se fará por isso um monturo. 

12 O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derrube a todos os reis e povos que estenderem a sua mão para mudar o decreto e para destruir esta casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça. 

13 Então Tatenai, o governador dalém do rio, Setar-Bozenai e os seus companheiros, assim fizeram diligentemente, conforme ao que decretara o rei Dario. 

14 E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 

15 E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario. 

16 E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria. 

17 E ofereceram para a dedicação desta casa de Deus cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros, e doze cabritos por expiação do pecado de todo o Israel; segundo o número das tribos de Israel. 

18 E puseram os sacerdotes nas suas turmas e os levitas nas suas divisões, para o ministério de Deus, em Jerusalém, conforme ao que está escrito no livro de Moisés. 

19 E os filhos do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês. 

20 Porque os sacerdotes e levitas se purificaram como se fossem um só homem, todos estavam limpos; e mataram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos. 

21 Assim comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que com eles se apartaram da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o Senhor Deus de Israel; 

22 E celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com alegria; porque o Senhor os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel. Esdras 6:1-21


Agora é melhor não dizer mais nada além de orar para que eu e você aprendamos a viver sob a dependência de um Deus que move até o coração do maior rei que possa existir nesta Terra em qualquer lugar ou época!





 

Provérbios 21:1-3

O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.  Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração.  Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios. 


Salmos 37:1-8

Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; 

pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.  Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.  Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:  Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.  Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.  Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. 

 

Oração

Senhor te louvo porque o Senhor é o único Deus, Todo Poderoso, Criador de tudo o que existe, de mim, de todos e tudo ao meu redor! Ajude-me a confiar de que minha vida, a vida de todos ao meu redor e de que tudo o que existe no mundo está sob o Teu poder e sob a Tua direção! Obrigada pela salvação em Cristo Jesus!

Esperarei confiante em Ti, até que Ele venha!

 



 

Apoie este projeto!

Hoje é o último dia para você se inscrever no 1o Colóquio Online de Educação Cristã. Sua inscrição nos ajuda a levar mais longe esta Palavra!

119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page