top of page

Do anonimato ao protagonismo: o Legado de um pai

Sou do tempo em que o bom pai era aquele que saía de casa bem cedo para trabalhar e só retornava tarde da noite. Lembro-me de tentar interagir com meu pai e de vê-lo sempre tão cansado, que mais dormia do que interagia comigo.

Com certeza, aprendi muito com o meu pai. Muito pela observação de sua vida, mas não consigo lembrar de que ele tenha me ensinado alguma coisa intencionalmente.


Louvo ao Senhor por ver que, naquelas famílias que aderiram ao movimento do ensino domiciliar, a realidade tem sido bem diferente! Mesmo que você não concorde, o fato é que tem surgido uma nova geração de homens cristãos que está se levantando e assumindo o seu papel de liderança em suas casas. E, não, não são patriarcais no sentido pejorativo que temos ouvido em brados pelas ruas, mas sim no sentido de Deuteronômio 6. Intencionalmente, não deixarei este texto aqui, para que você abra a sua Bíblia e o leia. Leia seu contexto e receba todo o impacto de sua mensagem!

No texto de Provérbios de hoje, veremos as memórias de um filho se lembrando do impacto da vida que seu pai teve em sua própria história.


1 Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento.

2 O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução.

3 Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe,

4 ele me ensinava e me dizia: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.

5 Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.

6 Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.

7 O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. Provérbios 4:1:-7


Note que, mais uma vez, o texto nos faz refletir sobre o valor da sabedoria: sobre como devemos buscá-la com todo o coração, procurá-la, apegar-nos a ela e usar tudo o que temos para adquiri-la. O texto também nos mostra que, ao fazermos isso, teremos discernimento, vida, proteção e cuidado!

Mas perceba que o texto também alerta sobre não a abandonar e não se esquecer dela. Fiquei me perguntando: como alguém que estava procurando algo, encontra, usa suas energias e tudo o mais para buscar esse algo e, depois de certo tempo, o deixa? Então, o trecho "um filho muito especial para minha mãe" me saltou aos olhos. Não que os demais filhos não sejam especiais, mas os bebês pequenos estão na fase de receber todo o cuidado de suas mães e, com certeza, se sentem tão especiais assim, como dito no texto. Ao observarmos os bebês, vemos que, quando querem algo, disputam por aquilo a ponto de morder o "concorrente", mas, passado um breve momento, largam seu objeto de disputa e se apegam a outra coisa qualquer.


Então, me lembro de Efésios 4:14-15: "O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."


Oro para que, cada vez mais, nossos irmãos se levantem e assumam seu papel de liderança em seus lares e que, sim, se tornem protagonistas na educação de seus filhos e, sim, sejam um modelo e um guia para eles.

Termino aqui lembrando àqueles que talvez tenham tido ou ainda tenham um pai distante e que não tiveram ou não estão tendo a oportunidade de interagir mais diretamente com ele de que temos um Pai! Sim! Um Pai que está ao nosso lado em todo e qualquer tempo e sempre pronto para nos ensinar, se o buscarmos de todo o nosso coração!


 

Salmos 78:3-4

 O que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.

 

Oração

Senhor, Te louvo! Te louvo por sempre teres estado ao meu lado! Seja me ensinando, seja até me repreendendo e me disciplinando! Tudo o que sou hoje, o que fui e o que serei é fruto do Teu ensino em minha vida! Que aqueles que não possuem um referencial de pai aprendam a se relacionar com o Senhor como Pai amoroso, que ensina, mas que também corrige a todo o que ama! Que o Senhor continue a levantar uma nova geração de pais em nossa sociedade: homens que Te buscam com todo o coração, que assumem seu papel em seus lares e o protagonismo na educação de seus filhos! Em nome de Jesus! Amém!

 


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page