top of page

Forjado para o Propósito: Como Deus Investe na Sua Formação para Cumprir a Sua Obra

Para o que vim ao mundo? Deus tem um propósito para a minha vida? Ao longo de nossas vidas esta é uma reflexão muito comum a um cristão: o desejo de conhecer a vontade de Deus para a sua vida!


Afinal, como se preparar para ter uma vida relevante no serviço de Deus?


Na história, houve uma mãe que se preocupou tanto com o futuro de seu filho que tomou uma atitude extrema: o colocou em um rio e esperou por um milagre!


E ele veio!


Imagino que ela deve ter se perguntado em algum momento: se meu filho foi tirado das águas para viver em um palácio, deve haver algum propósito maior para a sua vida. E, de fato havia!


1 Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,

2 e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.

3 Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.

4 A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.

5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.

6 Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: "Este menino é dos hebreus".

7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? "

8 "Quero", respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.

9 Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.

10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: "Porque eu o tirei das águas". Êxodo: 2:1-10


Já ouvi muitos falarem de que não é necessário investir em uma boa formação se você é um cristão.


No entanto, ao observarmos a história de líderes relevantes como Moisés e depois como Paulo de Tarso, vemos que ambos tiveram a melhor educação de suas épocas. Moisés, literalmente, teve uma educação de príncipe e Paulo, estudou aos pés de Gamaliel ( "o melhor" professor de seu tempo - "Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade [Jerusalém], e instruído aos pés de Gamaliel conforme o rigor da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós hoje sois." (Atos 22:3))!


Bom, mas para o quê? Para qual propósito estas duas pessoas precisavam ter esse tipo de formação de excelência?


Ouso dizer que a educação de ambos foi intencional: Moisés foi usado por Deus para libertar Seu povo da escravidão e para transmitir Seus ensinamentos por meio da escrita do Pentateuco. Já Paulo foi usado por Deus para difundir o evangelho e edificar a Igreja por meio de cartas com princípios teológicos fundamentais para o crescimento espiritual de um cristão.


Ambos foram protagonistas de grandes transformações em seu tempo. Mas e eu e você? Precisamos nos dedicar aos estudos?

Alguém que está a frente de um "pequeno rebanho" deve sim, estar preparado para dar o seu melhor para os pequeninos do Senhor!


Mas afinal, para o que eu e você fomos chamados? Qual o propósito de Deus para a nossa vida? Sinceramente, não tenho uma resposta para você, no entanto, não desperdice as chances que Deus proporciona a você!


Afinal, Deus não desperdiça nenhuma experiência na vida daqueles que Ele chama para cumprir Seu propósito!


Oro para que eu e você possamos ter a certeza de que Ele nos usará para realizar Seus propósitos ao Seu tempo e da forma como Ele planejou!



 

Provérbios 3: 1-10

1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.

3 Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.

4 Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.

5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.

8 Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.

9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

 

Oração

Senhor, talvez eu nunca seja como um Moisés e um Paulo, mas desejo te servir de todo o meu coração e de toda a minha alma! Que o Senhor me ajude a aproveitar as oportunidades que o Senhor proporciona tem me proporcionado! Que toda a minha mente, meu conhecimento e minha vida sejam usados pelo Senhor para a glória do Seu nome e não do meu! Eis-me aqui Senhor!


 

Convite

No dia de hoje, além desta reflexão, quero convidar você a investir em sua carreira por meio de um treinamento que vai mudar a sua vida profissional e lhe apoiar no processo de crescimento espiritual e profissional. Afinal, você é um educador ou um cristão? Como assumir sua identidade em meio a uma profissão "laica" ?

Inscreva-se agora no 1º Colóquio Online de Educação Cristã , com o Tema: Educadores Cristãos ou Cristãos Educadores?


 




46 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page