top of page

Naufrágio no Mar de Vozes: Seguindo a Direção Certa em Meio à Exaustão da Batalha

Só eu tenho saudades do telefone com fio? Daquele tempo em que, se saíssemos de casa, estávamos livres de ouvir o som dele tocar e do alcance de quem estava do outro lado da linha?


Hoje, o celular não nos dá um minuto de silêncio!


Por meio dele ouvimos vozes de todos os tipos e o pior, muitas e muitas vezes durante o dia e noite!


Essas vozes que nos alcançam a cada hora do dia, sejam as vozes vindas pelo telefone ou aquelas que ouvimos pelos lugares por onde passamos, trazem os mais variados tipos de notícias: boas e ruins.


O mais desafiador, penso eu, é quando algumas dessas vozes partem de pessoas que planejam, cuidadosamente, o que nos dirão, na esperança de nos fazer desesperar, perder a esperança, nos paralisar ou até nos prejudicar! Alguns não se contentam com sua voz e até lançam coisas uns nos outros!


Na narrativa de hoje, veremos como, ao ouvir três tipos de vozes diferentes, Neemias precisou escolher a qual delas daria atenção e o que fazer com essa informação.


10 Enquanto isso, o povo de Judá começou a dizer: "Os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro".

11 E os nossos inimigos diziam: "Antes que descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos matá-los e acabar com o trabalho deles".

12 Os judeus que moravam perto deles dez vezes nos preveniram: "Para onde quer que vocês se virarem, saibam que seremos atacados de todos os lados".

13 Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos.

14 Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". Neemias 4: 10-14


Note que Neemias ouviu o povo de Judá, os inimigos e os judeus que viviam nas proximidades. Ele tomou providências com as informações trazidas pelas "vozes" certas e não se deixou abalar pelas vozes dos inimigos.


Além disso, Neemias elaborou um plano cuidadoso:

  • dividiu os trabalhadores em equipes,

  • delegou tarefas e

  • supervisionou se suas ordens estavam sendo cumpridas.


Amanhã veremos como a escuta ativa de Neemias o permitiu elaborar um plano eficaz e dentro de um tempo hábil, cuja antecedência o livrou de um possível grande massacre!

 

1João 4:1-11

1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

3 mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

5 Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.

6 Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

 

Oração

Senhor eu te louvo, pois o Senhor está conosco em todo o tempo! Te louvo pois, no meio das lutas, podemos perceber o seu cuidado! Senhor dá-me o discernimento para separar as vozes de conselho das vozes do inimigo! Que o Senhor nos dê coragem para cumprir a tua vontade! Amém!

 


39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page