Tenho saudades dos tempos de criança, de quando ia à casa da minha avó! Já falei disso aqui, mas só para relembrar o quanto eram preciosas as conversas com os mais velhos na memória desta criança!
Quando somos crianças, queremos saber o porquê de tudo! Lembro-me de minha filha perguntar tanto que eu acabava me rendendo ao “porque sim”. Sou grata a Deus por ela não ter se contentado com o meu cansaço e ter insistido até que eu lhe desse a resposta certa.
Como coordenadora pedagógica, costumava andar pelo pátio da escola e não podia deixar de notar que esse amor pelo saber parecia ir se perdendo após o 5º ano. Quando observava os mais velhos, parecia que alguns já haviam perdido toda a curiosidade e adquirido uma certa "sabedoria" que os fazia pensar que já haviam alcançado o mais alto grau na "escala da sabedoria" – não queriam mais ouvir os adultos, fossem eles seus pais, professores ou diretores.
O triste é saber o fim a que isso leva, pois nós mesmos já agimos assim, se é que ainda não estamos agindo. No texto de Provérbios de hoje, veremos conselhos para evitar que sejamos sábios aos nossos próprios olhos e, como sempre, o alerta vem acompanhado de sábios conselhos!
7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.
8 Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.
9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;
10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:7-10
Note que, além de nos alertar para evitarmos adotar a postura do "sabe tudo", o primeiro conselho é que honremos o Senhor com nossos bens. O texto destaca os bens materiais, mas, se você é um empresário, já descobriu que as pessoas são um capital importante da sua empresa. E, só o são, pelo que são, pela sua mente e coração.
E, não podemos falar de mente, sem falar da incrível inteligência do ser humano!
Quem estuda neurociência, por exemplo, pode se maravilhar com a incrível "máquina" que Deus desenhou para nós! Ainda não se sabe tudo sobre o cérebro, mas já se percebe um certo "código de sabedoria" que pertence ao ser humano e que nos revela que somos a imagem e semelhança de um Deus incrivelmente inteligente! Não é mesmo?
Você já o louvou hoje? Já agradeceu por poder pensar e refletir sobre o que acabou de ler agora?
Que eu e você sempre nos lembremos de que tudo o que somos vem dEle! E por esta razão, convido você professor a também apoiar o aluno "sabe-tudo" e desafiá-lo a se tornar um servo útil e fiel por meio de um programa que chamo de Inteligência Servidora!
Se você quer aprender como implantar este programa em sua escola, contacte a nossa equipe!
Tiago 1:5
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Oração
Senhor eu Te louvo por nos teres dado o privilégio de Te conhecer! De que nossa mente e inteligência tenha sido tocada e transformada por Ti! De que possamos agora compreender a Tua Palavra e transmiti-la aos nossos filhos e alunos! Que possamos ensinar para transformar vidas e ensinar nossos alunos a fazerem o mesmo!
Comentários