top of page

O Segredo do Sucesso na Seleção de Professores: O Marxismo Cultural e o Coração - Atributos Invisíveis que Podem Destruir uma Escola

Está nervoso? Vai pescar! Esta é uma frase que já ouvi em muitos lugares; no entanto, conheço pessoas que dizem o contrário: "Se eu for pescar, então ficarei nervoso!"

Apesar de morar em uma região de lagos, não tive muitas oportunidades de pescar, somente uma, quando criança. Não sei ao certo quantos anos eu tinha, mas deveria ter uns 6 anos. Não lembro da idade, mas lembro do meu "espírito"... Lamentavelmente, naquela época, ainda sem Cristo, lembro-me de não ter aceitado ouvir as orientações de uma prima mais velha, que estava me ensinando a manipular a vara de pescar. Vergonhosamente, lembro-me de ter tido uma atitude terrível e de ter jogado a vara no rio. Infelizmente, numa época de "liberdade", ninguém me corrigiu... uma pena! Teriam "domado o espírito teimoso" mais cedo e evitado que a "vida" o domasse. Felizmente, depois da minha conversão, o melhor domador de todos — o Espírito Santo — cuidou de tudo!


No trecho de Provérbios de hoje, veremos a importância de aceitar a correção, de reconhecer que a correção exprime o amor de Deus por nós e de se buscar por acertar, por aprender, por sábio. E, mesmo para quem luta com o erro e vive sendo corrigido, ainda há esperança: busque pela Sabedoria!


11 Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.

12 Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

14 Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.

15 Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.

16 Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.

17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.

18 É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. Provérbios 3:11-18



Nesta perspectiva, entendo que os gestores escolares passam constantemente por momentos de desânimo e exaustão, lutando contra a insidiosa infiltração de ideologias que se afastam de nossos princípios cristãos na escola.


O pior é que, por vezes, essa infiltração ocorre por meio do nosso próprio corpo docente! É uma batalha árdua, mas lembre-se de que, em tempos de desafio, é fundamental manter a clareza da missão e da visão que fundamentam o seu chamado, a sua missão, a sua escola.

Por isso, considero a seleção de professores uma das atividades mais importantes da gestão escolar! Basta um erro para colocar tudo a perder.


Pensando nisso, compartilho a seguir algumas sugestões para lhes auxiliar nessa tarefa.


Primeiro, para prevenir a entrada do marxismo cultural, estabeleça critérios rigorosos na seleção de professores. Busque aqueles que demonstram não apenas competência técnica, mas, mais importante, um coração ensinável. Isso se revela em sua disposição para ouvir, aprender e aceitar correções.

Durante as entrevistas, procure por sinais de humildade e abertura ao diálogo, e não apenas por "falas" superficiais. Questione-os sobre como eles integram a fé na educação e como lidam com críticas e feedbacks.


Segundo, para se defender e proteger a escola, promova um ambiente de diálogo aberto entre a liderança e os professores, onde a busca pela transparência, apoio mútuo, aprendizagem seja incentivada. Organize reuniões regulares para discutir a visão da escola e como cada um pode contribuir para mantê-la. Essas reuniões devem ser espaços seguros, nos quais o professor sinta-se acolhido e sem medo de expressar suas opiniões, onde as preocupações possam ser expressas, mas que também reafirmem a missão cristã da instituição. Neste sentido, tenha o apoio do capelão da escola para lhe ajudar na missão de identificar cosmovisões distintas da cristã e apoiar a formação do corpo docente em cosmovisão cristã aplicada ao ensino.


Terceiro, observe atentamente como os professores reagem às correções e ao feedback. Um educador que possui um espírito ensinável não verá a crítica como um ataque, mas como uma oportunidade de crescimento. Essa disposição é essencial para cultivar um ambiente educacional que seja não apenas informativo, mas transformador.


Por fim, mantenha-se firme, consistente e coerente com a sua fé e missão! A batalha pode parecer solitária, mas é uma luta constante pela expansão do Reino por meio das escolas cristãs! Desenvolva, você mesmo, um espírito ensinável e a busca constante pela Sabedoria!

Busque continuamente a sabedoria em Deus e invista na constituição de uma equipe docente dos sonhos: cristãos educadores, com espírito humilde e ensinável, e que tenham fome e sede pela Sabedoria!

Lembre-se: sua missão é preparar não apenas a formação acadêmica de seus alunos, mas formar mentes e corações dedicados integralmente ao Senhor Jesus!


Nesta data em que comemoramos a Reforma Protestante, seja forte e corajosa(o)! Seja um agente de reforma em sua escola e persevere na direção que o Senhor te der! Se precisar de um suporte mais personalizado para você e sua escola, chame nossa equipe! Estamos com você nessa jornada!


 

Josué 1:6-9 

Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.

 

Oração

Senhor Te louvo por Tua Palavra! Te louvo por aqueles corajosos irmãos do passado que empregaram suas vidas para que hoje tivéssemos acesso à Tua Palavra em nossa própria língua! Te louvo pelo Teu amor por nós e por tua misericórdia em nos ajudar a sermos mais sábios a cada dia! Te louvo pelas correções que o Senhor permitiu que passássemos, por meio das quais o Senhor aparou muitas arestas do pecado em nossa vida. Te louvo pelas correções que ainda virão! Que nunca, jamais desprezemos a Tua correção! Que sejamos Teus instrumentos em nossas famílias e escolas! Que tenhamos coragem em Ti de fazer as reformas que precisam se realizadas! Amém!

 




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page