Quando criança, eu me encantava em brincar de achar tesouros, fazer "mágica" e ouvir as repetidas histórias de princesas que sempre terminavam com "felizes para sempre". Achei muito interessante estudar a história da Ciência e perceber que, desde o seu início, lá nos tempos da alquimia, o homem buscava "criar" seus próprios tesouros, na insana tentativa de transformar qualquer coisa em ouro. Eles também procuravam alcançar um "final feliz" – na verdade, não um fim, mas uma vida sem morte, buscando o "elixir da vida". Observando o desenrolar dessa história, vemos que, embora o homem tenha desistido de transformar coisas em ouro, ele nunca desistiu de tentar viver "feliz para sempre".
O melhor de tudo é que, se prestasse atenção, perceberia que Deus já havia revelado como alcançar a tão buscada longevidade. No texto de Provérbios de hoje, veremos os conselhos para que um filho "preste atenção" ao caminho que está seguindo para obter uma vida longa.
8 Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.
9 Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor".
10 Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa.
11 Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas.
12 Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará.
13 Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.
14 Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus.
15 Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha.
16 Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém.
17 Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência.
18 A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.
19 Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.
20 Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.
21 Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,
22 pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
24 Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
25 Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
26 Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
27 Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. Provérbios 4:8-27
Note que o texto possui um tom mais imperativo, não opressor, mas amoroso; ainda assim, imperativo. Esse tempo verbal foi utilizado para transmitir a importância das instruções para aquele filho e para que todos nós acertássemos a rota, sem errar e sem precisar de um GPS dizendo constantemente "recalculando".
Perceba que, em resumo, o texto nos aponta para ouvir os conselhos do pai, amar a Sabedoria, afastar-se dos "maus conselheiros" e da maldade, e guardar no "fundo do coração" o bom conselho do pai, para, assim, ter uma boa e longa vida.
Mas, afinal, onde um "filho querido da mamãe e do papai" estaria em contato com pessoas com valores tão distintos dos seus? Como correria o risco de esquecer esses conselhos e colocar sua vida em "risco"?
Talvez você tenha pensado que seria em algum lugar fora de casa; no passado, essa poderia ser uma resposta, e ainda é. Mas o fato é que a cultura está tão impregnada de cosmovisões distintas da cristã que basta ligar a televisão em um "aparentemente inofensivo" desenho animado, programa de TV, rádio ou abrir um livro – inclusive os didáticos – para "ouvirmos" tantas vozes ímpias ditando o que nossas crianças devem ou não fazer. Isso vale até para nós, adultos.
E, por essa razão, todos os que se envolvem na educação de alguém devem ter temor e tremor ao desenhar currículos e selecionar materiais didáticos, pois podem, sem perceber, estar trazendo uma visão de mundo para seus alunos e filhos bem distinta da sua, e os prejuízos disso podem ser imensuráveis!
Que não sejamos inocentes! Que nossos olhos sejam abertos para distinguir de quem e do que devemos nos afastar! Que valorizemos, a cada dia, as Escrituras Sagradas, pois nelas encontraremos a verdadeira fonte da Vida para nós, nossos filhos e alunos!
Salmos 119:101-106
Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra. Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas. Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca! Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade. A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Prometi sob juramento e o cumprirei: vou obedecer às tuas justas ordenanças.
Oração
Senhor Te louvo por Tua Palavra! Te louvo porque ela é o melhor "GPS" que poderíamos ter e, com certeza, nos leva para o lugar mais seguro deste mundo: o centro da Tua Vontade! Coloca em mim o querer e ansiar pela Tua Palavra! Ajuda-me em minhas fraquezas, para que possa Te obedecer a cada dia. Senhor, se eu cair, me levanta e que Teu Espírito Santo me transforme a cada dia e produza em mim o Teu fruto. Que eu possa exibir a Cristo em minha vida, todos os dias que eu viver! Ajuda-me na missão de ensinar para transformar vidas! Dá-me discernimento para que eu possa identificar os traços de outras cosmovisões que estão "escondidos" em tudo o que nos cerca. Em nome de Jesus! Amém!
Comments