top of page

Síndrome de Adão: O que fazer quando eu sou o inimigo?

Quem nunca viu crianças brigando? Em geral, quem tem mais de um filho já pôde observar algum desentendimento entre eles. E, em algum desses episódios, pode ter ouvido algo como: "Pai, foi ele!" E o outro replica: "Não! Foi ela!" Na maioria das vezes, uma criança faz isso para "escapar" da "bronca" dos pais.


Mas isso é coisa só de crianças?


Quem nunca passou por algo assim na escola, na faculdade, na igreja ou no trabalho? Situações, muitas vezes, de alta traição e grandes decepções!


Temos vivido uma cultura do "outrocentrismo". É impressionante, mas cada vez mais, eu e você temos perdido a capacidade de olhar para nós mesmos e nos percebermos como aqueles que precisam mudar.


Cada vez menos conseguimos observar nossos próprios pecados e, ao contrário, cada vez mais nos tornamos especialistas em identificar as menores falhas daqueles que nos rodeiam.


Na narrativa de hoje, continuaremos a ver como o povo de Israel resistiu a Sambalate e Tobias. Enquanto você lê essa história, tente compará-la com alguma vivência sua, para refletirmos mais abaixo sobre nossas atitudes em meio aos desafios diários.


1 Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus

2 e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: "O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? "

3 Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: "Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe! "

4 Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria. E sejam eles levados prisioneiros como despojo para outra terra.

5 Não perdoes os seus pecados nem apagues as suas maldades, pois provocaram a tua ira diante dos construtores.

6 Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, até que em toda a sua extensão chegamos à metade da sua altura, pois o povo estava totalmente dedicado ao trabalho.

7 Quando, porém, Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de Jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos.

8 Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão.

Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles. Neemias 4:1-9


Note que o povo orou e continuou o seu trabalho: levantaram o muro e tamparam as brechas (pequenas aberturas). Como estratégia, acho incrível que o povo não se deixou prostrar; pelo contrário, enquanto grupo, se fortaleceram e avançaram! E, além disso, vigiaram!


Mas, hoje, não gostaria de colocar o foco no povo de Israel.


Só por um momento, quero que reflitamos sobre as ações de Sambalate e Tobias. Quero te convidar a olhar para o seu coração e suas atitudes, e perguntar ao Senhor se, alguma vez, você já agiu como um deles. E, se a resposta for sim... Não se desespere! Ele ainda te ama! Por isso, agora mesmo, pare tudo e peça perdão ao Senhor, e não deixe de correr para pedir perdão àquele que você possa ter ofendido e, até mesmo, prejudicado.


 

Provérbios 28: 13 -14

 Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.

 

Oração

Senhor eu te louvo porque o Senhor me ama mesmo que eu seja imperfeito(a)! Ajude-me a resistir quando sou provado(a). Ajude-me a ter coragem de assumir as consequências dos meus atos e a não transferir a minha culpa para os outros. Ajude-me a amadurecer em Ti e não tentar fazer "justiça com as minhas mãos" Ajude-me a sempre confiar de que o Senhor tem o meu passado, presente e futuro em Tuas mãos. Amém!

 


35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page